Por Mauro Rebelo

Vivência

cultura-vivencia-destaque

Aprenda a apreciar a arte e a beleza. A beleza é importante para a criatividade e criatividade é importante para a ciência.

Venha para uma discussão preparado: sem dados, você é apenas mais uma pessoa com uma opinião.

Aprenda a sintetizar informação, seja conciso e breve. Vivemos em um mundo saturado de informação e, atualmente, menos é mais. O discernimento é a principal habilidade para o século XXI. Somos todos suscetíveis ao tédio e o tempo de cada um de nós é nosso ativo mais precioso.

Não basta ser eficiente, tem que ser eficaz. Precisamos de resultados. Não toleramos incompetência e preguiça, mas damos espaço para o erro e o processo criativo.

Tome decisões. A incerteza é inevitável e você precisa aprender a decidir mesmo na presença dela. Entenda margens de erro e quantifique a incerteza. Pense nas consequências das suas decisões.

Reconheça seus erros e celebre suas vitórias. É assim que se constrói autoconfiança.

Planejar é importante, mas pivotar é ainda mais importante. Aprenda a diferença entre perseverança e teimosia. A primeira é boa, a segunda, não.

Pense na sua carreira e no que você quer ser em 1, 3, 5 e 10 anos.

Aprenda coisas novas: Linguas, programação, artes. A meia vida do conhecimento passou de 30 para 5 anos e todos precisamos aprender a aprender. Nós todos viveremos mais do que nossos pais e nunca é tarde demais.

O dinheiro é uma das mais incríveis invenções da humanidade. Ele não é ruim. o lucro também não. Já a ganância… temos que controlar.