A documentação é uma das partes mais importantes de qualquer projeto. É a partir dela que conseguimos, além de fazer registros, analisar e comparar os resultados obtidos pelos pesquisadores. Para essa etapa tão importante, a Bio Bureau utiliza o eLabJournal, um software extremamente útil para equipes que trabalham em diferentes locais e precisam compartilhar informações, como é o nosso caso. Seu valor cresceu ainda mais desde março de 2020, início da pandemia.
Em 2019, graças ao eLabJournal, conseguimos, em apenas três meses, organizar toda a documentação de nosso P&D de quatro projetos diferentes. Os experimentos estão claramente separados, mais fáceis de cruzar e mais rápidos de preencher, em comparação com nossa organização anterior. Uma vez que as informações estão organizadas em um só lugar (registro de experimentos, protocolos e rastreamentos das amostras), o reconhecimento de falhas torna-se ainda mais fácil, podemos corrigir com mais agilidade e geramos os resultados mais estruturados.
Enfim, a cereja no topo do bolo para nossos pesquisadores é a seção de Documentação de Amostra do eLabJournal, porque trabalhamos em laboratórios espalhados por toda a cidade, às vezes pelo país, e com horários de trabalho diferentes. Com a produção de até 100 amostras de vários tipos por semana, a função nos ajuda a acompanhar os detalhes de cada uma e a descobrir facilmente qual deles foi a matriz. Nunca foi tão fácil verificar a origem da amostra, qual tratamento passou, para que foi usada e onde está armazenada. O sonho de cada pessoa de bancada e cada lab manager.
Confira mais detalhes do nosso processo com o eLabJournal aqui.