A Bio Bureau Biotecnologia foi fundada em 2009 pelo cientista Mauro Rebelo, com o auxílio do programa PRIME da FINEP, com o objetivo de transformar pesquisas de laboratório em tecnologias de mercado. Nosso primeiro produto, uma bactéria modificada para biorremediação e biomineração, foi desenvolvido e patenteado em parceria com o Instituto de Biofísica da UFRJ.
Em 2014, após receber um investimento anjo, nos transformamos em uma empresa dedicada à pesquisa e desenvolvimento de soluções biotecnológicas. Nosso objetivo é auxiliar empresas a reduzir riscos e criar diferenciais competitivos a partir da biodiversidade, sempre alinhados com os objetivos de sustentabilidade da ONU.
Somos uma equipe internacional de cientistas empreendedores. Combinamos rigor científico com um foco nos negócios de nossos clientes. Somos especializados em desafios ambientais, como espécies invasoras e métricas de biodiversidade, contribuindo para a resiliência e biodiversidade dos ecossistemas.
Nossa base de clientes é diversificada, abrangendo setores como energia, cosméticos, alimentos e mineração. Entre nossos clientes, destacam-se Reservas Votorantim, Citrosuco, CTG Brasil, Repsol, SPIC e Tijoá Energia.
Estamos localizados no Parque Tecnológico da UFRJ, a maior universidade do Brasil, próximos aos centros de pesquisa globais de empresas como AMBEV, Petrobrás, L’OREAL e FMC. Acreditamos que o Brasil, com sua rica biodiversidade e ambiente regulatório favorável, oferece o cenário ideal para nossa iniciativa de impacto global.
Recebemos prêmios da FIRJAN, AHK, Bayer e Associação Brasileira de Bioinovação, que validam nosso compromisso com a excelência e a inovação. Desde 2021 estamos entre as Top#10 empresas de biotecnologia pelo ranking da 100 Open Startups.
Restaurar a natureza não é apenas uma responsabilidade ética; é também um requisito fundamental para a viabilidade a longo prazo dos negócios. Setores da economia, como o de energia, alimentício, farmacêutico, cosmético e agro, dependem direta ou indiretamente dos recursos naturais. A preservação e recuperação dos ecossistemas são cruciais para garantir a sustentabilidade desses negócios. No entanto, mais de 1 bilhão de hectares de áreas estão degradados globalmente e menos de 8% dos oceanos são áreas protegidas.
A biodiversidade é a base da resiliência ecológica e, portanto, deve ser o propósito de qualquer programa de monitoramento e conservação de ecossistemas. Ela reflete e integra os impactos do uso do solo, exclusão competitiva e poluição e mensurar os benefícios de ações para prevenir, recuperar e mitigar esses impactos.
As espécies invasoras representam uma séria ameaça à biodiversidade e à economia. O relatório do IPBES estimou os danos causados por elas em 400 bilhões de dólares por ano. Estima-se também que elas sejam responsáveis por cerca de 39% das extinções de espécies ocorridas nos últimos 4 séculos. Esse impacto devastador ressalta a importância de lidar com o problema das espécies invasoras de forma eficaz para a restauração da biodiversidade e redução do risco de negócios associados a ela.
Conservar a biodiversidade é tradicionalmente complexo e caro. Estimativas sugerem que proteger todos os locais terrestres importantes globalmente custaria cerca de 76 bilhões de dólares anuais. A biotecnologia pode reduzir esse investimento e aumentar a sua eficácia e eficiência.
A Bio Bureau desenvolve tecnologias sustentáveis baseadas em biotecnologia para valorizar, preservar e restaurar a biodiversidade, reconhecendo-a como a espinha dorsal de qualquer esforço de conservação e restauração ambiental.
Nosso portfólio inclui projetos de desenvolvimento de tecnologias para detectar e controlar espécies invasoras que impactam a economia e a biodiversidade no Brasil. Isso inclui o mexilhão-dourado em rios, lagos e reservatórios, o coral-sol no mar e o Javaporco, no ambiente terrestre.
Desenvolvemos também tecnologias de DNA ambiental para monitoramento eficaz e em grande escala da biodiversidade em ambientes aquáticos e terrestres. Essa tecnologia permite avaliações rápidas dos impactos na biodiversidade e monitoramento de espécies específicas, como invasoras, ameaçadas ou de importância sócio econômica, facilitando a identificação e mitigação dos impactos das atividades econômicas e a avaliação dos benefícios de iniciativas de preservação e restauração.
No país com a maior biodiversidade do mundo, essas tecnologias são essenciais para preservar e gerir de forma sustentável os recursos naturais, garantindo a sustentabilidade de longo prazo dos negócios que deles dependem.
A Bio Bureau está comprometida em oferecer expertise e inovação para ajudar nossos clientes a alcançarem seus objetivos de sustentabilidade ambiental e empresarial, promovendo a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
"*" indica campos obrigatórios