Por Mauro Rebelo

Um genoma é mais que um livro de receitas

competencias-cabecalho-pagina-nova-2
O organismo mais simples que existe é uma bactéria, com aproximadamente 500 genes. Os seres humanos são os mais complexos, com aproximadamente 30.000 genes. Não é fácil definir genes, mas podemos dizer que eles são responsáveis pela codificação das proteínas e elas, por sua vez, são responsáveis por toda estrutura e todas as fun’ces de um organismo. Os genes, são sequencias de DNA e estão armazenados no genoma.
Ao longo da evolução, especies foram se moldando, fundindo, duplicando, dividindo, Isso criou redundância, que permitiu diferenciação e especialização. Toda essa historia evolutiva, esta contada no genoma de uma especie.
O genoma, não é apenas o livro de receitas de uma especie. ‘E o livro de historia da especie, é o mapa, o arquivo, é o cofre, é o tesouro de uma espécie.
Com o genoma, temos base biológica, poderemos interpretar o comportamento da especie, como ela se relaciona entre ela, com os outros e com ou seu ambiente. Podemos interpretar, e assim modelar e extrapolar seu comportamento e sua resposta a variação do ambiente.
Entendendo sua genética, podemos entender de onde vieram, e estimar para onde irão com e sem nossa intervenção. Teremos uma base sólida para desenhar ferramentas de controle.
A presença dos Genes X e Y, nos ajudam a entender a resistência do coral a Z e N
A ausência dos genes F e G sugerem suscetibilidade a T e V, e que esses possam ser bons alvos para controle.
Com o genoma do coral sol, poderemos entender o que promove a reprodução sexuado e assexuada. Quais os genes responsáveis pela produção de CaCo3, como eles aderem a qualquer superfície, seu alto poder de regeneração e sua grande taxa de crescimento.
Menos de 0,1%(?) dos organismos conhecidos tem seu genoma sequenciado. Isso porque sequenciar um genoma de novo (sem informação previa) ainda ‘e muito caro é difícil. Por isso, o projeto genoma do coral sol, patrocinado pela Repsol, com recurso do P&D ANP, e executado pela Bio Bureau e o SENAI Biossintéticos, que em apenas 18 meses sequenciou o genoma de 3 especies que compõe o grupo, ‘e um feito científico memorável, que contribuirá para a o avanço do conhecimento cientifico, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da industria petroleira brasileira.
O genoma do coral sol e a historia do desenvolvimento desse projeto estão disponíveis para toda comunidade científica no site www.theorangecupcoralgenome.org. Para saber mais, acesse e siga a gente nas redes sociais.

adriana farias g