Milica Markovic
Doutora em Biotecnologia
Formada em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos (no Brasil mais conhecido como Bioprocessos) e com Doutorado em Biotecnologia, área de Microbiologia.
Minha escolha para trabalhar com biotecnologia surgiu da minha necessidade de resolver coisas. Acredito que chegou hora de colocar o conhecimento em uso e testar o que poderia ajudar no desenvolvimento da sociedade. Ainda melhor se conseguimos preservar recursos naturais.
Na verdade, a biotecnologia está no mundo dos negócios desde a primeira receita de cerveja, que os egípcios produziram por volta de 5000 A.C. A questão é como podemos achar o melhor papel dela no mercado hoje. De novo, com ideia de como isso pode melhorar nosso dia-a-dia sem custo pela natureza.
Como eu encaixo disso? Meu trabalho está focado nos assuntos operacionais, ajudando para que cada projeto tenha um fluxo com menos paradas possíveis durante a execução. Isso pode se manifestar como um agente químico que precisamos, agenda de uso de equipamentos, treinamento de nova pessoa sobre ferramentas que usamos para trabalho, como melhorar registro de experimentos, como adaptar nossa área durante pandemia, até resolver o vazamento de ar condicionado ou qual bolo teremos na festa de aniversário. Parte do trabalho é cuidar da equipe mesmo, tentar construir um ambiente mais saudável possível no presente que temos.
Minha paixão fora da biotecnologia é a literatura e a arte em geral. Especialmente como fica a leitura de uma obra por vários artistas e pelo público, como um texto de uma área pode ser traduzida em linguagem de outra área de arte, e como a tradução do livro impacta o texto, a raiz dele. Recentemente, fiquei muito curiosa como funciona o mercado editorial.