Validação do protótipo

por nov 21, 2020

Com a validação do protótipo em ambiente relevante alcançamos o TRL# 5 e encerraremos a etapa de desenvolvimento experimental – DE da ANEEL. Nessa etapa, começamos a avaliação da eficácia, eficiência e segurança do OGM.

  • Experimentos em laboratório para avançar no entendimento da segurança do OGM, avaliando a possibilidade de transmissão horizontal (não reprodutiva, não intencional, para espécies não-alvo) do construto CRISPR, um pré-requisito dos guidelines da OMS (Fase I) e da CTNBIO; 
  • Experimentos em laboratório para avançar no entendimento da eficácia do OGM, avaliando a frequência de transmissão vertical (reprodutiva, intencional) em 5 gerações, conforme sugerido pelos guidelines da OMS (Fase I). Também avaliar a ocorrência de mutações nos mexilhões OGM.
  • Experimentos em micro e mesocosmos (ambiente controlado, com contenção, no campo) replicando o ambiente (mesma água e mesmas espécies) de um reservatório, avaliando por genotipagem a possibilidade de transmissão horizontal (não reprodutiva, não intencional) do construto CRISPR para outras espécies (cultiváveis) da cadeia trófica aquática: bactérias, fito e zooplâncton, outros invertebrados aquáticos e especificamente moluscos, peixes que comem mexilhões e peixes que se alimentam de outros peixes, conforme pré-requisito dos guidelines da OMS (Fase I e Fase II) e da CTNBIO.