Vidas impactadas

por ago 17, 2020

1.Diretor de meio-ambiente (Felipe)

O mexilhão dourado não é mais uma ameaça para sua licença de operação. Hoje, ele consegue comprovar que a diversidade do seu reservatório está aumentando e assim como a produtividade pesqueira.

2. Cientista Juliana

Cientista responsável pelo desenvolvimento do mexilhão teve projeção internacional com seu feito publicado nas principais revistas científicas do mundo, além de boa poupança para sua aposentadoria. Hoje, ela trabalha em novos desafios biotecnógicos com sua equipe.

3. Diretor de operações de hidrelétrica

Hoje não existe mais o risco de superaquecimento porque mexilhões se instalaram nos trocadores, ou entupiram uma tubulação. Ele também não tem mais que estimar qual será o gasto com manutenção em função do aumento inevitável da infestação. Ele tem uma assinatura do serviço de desinfestação da BioB e com isso sua usina está protegida.

4. Pesquisadora cientista Daercy

Com mais de 20 artigos sobre o mexilhão, agora ela pode dedicar-se a sua pesquisa em aquicultura, com os dados da biodiversidade em tempo real que vem do reservatório, ela consegue estimar quando os peixes precisam ter a alimentação complementada.

5. Great Lakes Inc

A empresa financia a adaptação da metodologia do mexilhão dourado no quagga(?) e no Zebra. É co-investidor da BioB na startup que resolverá o problema do mexilhão nos grandes lagos.

6. Promotor

Foi fundamental em pressionar o setor a se movimentar para investir no desenvolvimento de uma solução. Hoje, todas as ações públicas foram encerradas ou arquivadas. O mexilhão não é mais um problema e ele pode dedicar-se a outras questões.

7. IBAMA – Fiscal José Antônio

Responsável pelo monitoramento da infestação do mexilhão, ele sabia que as hidrelétricas eram mais vitimas do que causadoras do problema. O ministério público o responsabilizava legalmente, e penalmente, pelos seus atos de fiscalização e toda vez que tinha que emitir uma licença em um reservatório contaminado, ficava em dúvida. Não havia métodos e tudo o que ele pediria para a hidrelétrica seria ‘enxugar água’. Hoje, ele checa se as empresas estão com sua assinatura em dia e recebe diretamente das sondas os dados de infestação e diversidade por PCR.